Quando peço a alguém que descreva felicidade, várias são as respostas, exemplificando: felicidade é fazer profissionalmente aquilo que se gosta, ter dinheiro, ter saúde, ter amigos, fazer festas, ser espiritualizado, ter uma família, ter filhos e assim por diante.
Percebo que para algumas pessoas, a felicidade somente será obtida após alcançar uma determinada meta ou conquistar o objeto de desejo.
É importante prestar atenção quando conduzimos nossa vida focando apenas na falta, pois podemos perder a oportunidade de “degustar” nossas conquistas que em determinados momentos do passado tanto desejamos.
Entendo felicidade como um estado de espírito, é a satisfação ao percebermos os resultados positivos dos desafios que enfrentamos ao longo de nossas vidas. As adversidades muitas vezes nos impulsionam e provocam mudanças em nossos pensamentos e comportamentos, é o amadurecimento obtido através da ressignificação de nossas crenças mais limitantes, que por sua vez, não nos permitem ver as situações mais delicadas como fonte de aprendizado e desenvolvimento emocional.
Não se disponibilizar para tais desafios, significa deixarmos de ser protagonistas de nossa história com forte risco de nos posicionarmos como vítima atribuindo a nós mesmos, aos outros e ao mundo a responsabilidade pelos nossos insucessos.
É importante termos a atenção plena diante de uma dificuldade, observar o que exatamente pensamos e sentimos diante daquele desafio, e assim poder vivenciar tais experiências observando seu fluxo, pois se vivermos integralmente presentes seremos capazes de identificar o que fazer e onde podemos chegar. Este processo nada mais é do que entrar em contato com nossa essência.
Todos possuímos a liberdade de escolha que nada mais é do que a capacidade de ter o controle sobre a própria vida, ter a sensação de que se é capaz de produzir algo em detrimento de si próprio. É a opção de fazermos algo que gostamos e não apenas por obrigação, eliminando-se assim qualquer possibilidade de tédio vivencial.
Felicidade é perceber o saldo positivo de tudo que se passou, comemorar e se orgulhar de que mesmo diante de inúmeras dificuldades vivenciadas é possível sair vencedor.
Passos para experimentar a conquista da felicidade:
- Estar integralmente presente em tudo que se faz;
- Observar sentimentos, pensamentos e comportamentos em cada momento vivenciado;
- Reconhecer a existência de medos e bloqueios, sem autocrítica ou autojulgamento;
- Mesmo diante dos desafios, identificar os aspectos positivos que envolvem a situação;
- Procurar exteriorizar os sentimentos e a ansiedade, quando não conseguir falar, inicie por técnicas de respiração, meditação, exercícios físicos e fique atento aos sinais relacionados à sua saúde;
- Inclua em sua rotina atividades que lhe dão prazer;
- Elogie-se;
- Arrisque; e
- Seja Feliz…..
Texto de autoria de Selma Alves da Silva