É o ato de deixar para depois, para amanhã, para outro momento, para quando der… e assim… se “empurra com a barriga”.
É importante saber diferenciar as atividades em importantes, urgentes e prioritárias, a saber:
Importantes: são aquelas que apesar de estar no prazo e fazer parte do planejamento para serem concluídas, se não cumpridas o estar na última hora para conclusão se transformam em urgentes.
Erros mais comuns: subestimar o tempo para fazer ou achar que a atividade a ser realizada é maior do que realmente é.
Quem procrastina faz várias coisas ao mesmo tempo, se habitua a dar preferência às atividades que causam prazer imediato, o que pode causar sentimentos devastadores como arrependimento, vergonha, stress e culpa impactando diretamente nas áreas profissionais, relacionamentos e até mesmo saúde.
Procrastinar leva a uma sensação momentânea de bem estar, pois a ansiedade começa a tomar conta do procrastinador quando ele começa a se conscientizar que o adiamento da atividade não a resolveu e se inicia os efeitos à saúde mental do procrastinador em função do sentimento de incompetência.
Alguns sintomas físicos são percebidos decorrentes do estado de atenção e estresse vivenciado pelo procrastinador como: dores de cabeça e estomago, por estar o tempo todo correndo atrás do prejuízo. É importante saber se há prazer em fazer o que tem que ser feito.
Muitas vezes se procrastina até o que é prazeroso, por tirar o individuo da zona de conforto, adicionado à possibilidade de não dar certo, gerando assim a insegurança de que se é capaz de realizar a tarefa, principalmente se o resultado desta tiver envolvimento com outras pessoas e acreditar que tudo tem que ser perfeito.
Como evitar:
• Criar um gatilho: algo que servirá para lembrar o objetivo da execução de uma tarefa. Ex. lembrete no celular;
• Criar uma espécie de compromisso diário no celular para lembrar sobre as conseqüências em não cumprir determinada tarefa;
• Recompensa: prever uma recompensa, algo, muito desejado, em que se tem direito após o cumprimento da tarefa;
• Solucionar imediatamente pequenos imprevistos e retornar a atividade;
• Organização do local onde as atividades são realizadas;
• Retirar do ambiente de trabalho qualquer objetivo que lhe tire a atenção;
• Outras atividades importantes devem ser realizadas com horários de início e fim;
• Reduzir o acesso às redes sociais e aplicativos de mensagens.
Texto de autoria de Selma Alves da Silva